Sobre São Lucas Colégio
Desde 1986 o Colégio São Lucas vem contribuindo para a formação global dos alunos, oferecendo qualidade de ensino. E para nós qualidade de ensino significa oferecer condições para que o educando desenvolva habilidades fundamentais para a construção do conhecimento, para o exercício da cidadania e para a formação sólida de futuros profissionais. É Por isso que contamos com o reconhecimento de alunos, pais e comunidade em geral, que ajudaram a transformar o "Centro de Recreação Infantil Vovô FiIó", nossa referência de origem, no Colégio São Lucas, que em 2003 implantou o Ensino Médio.A Rua Digenir Pedro de Campos do Jardim Mituzi, Pirajuçara, é o lar do São Lucas. Foi lá que começou a funcionar em 1987 com a educação infantil, oferecendo jardim e pré. A escola chamava-se Vovô Filó, homenagem ao avô da diretora, o senhor Filogênio. Suas cores já eram o amarelo-ouro e o azul-marinho. Ela é até hoje, dirigida pelo casal Cironeide Resende França e Anadiso Marques França de tradicionais famílias do Pirajuçara. Taboão na época deixava de girar em torno de seu centro histórico (Largo do Taboão e adjacências onde até a administração municipal estão estabelecidos). O Pirajuçara, coração da cidade e ponto de convergência de progresso e negócios, estava desenvolvido o suficiente para merecer uma escola particular com ensino de qualidade e princípios humanistas de educação.O nome São Lucas surgiu em 1991 quando começou a oferecer o ensino fundamental. O novo prédio ainda começava a ser erguido, uma epopéia que seria concluída três anos depois. Evangelista, patrono dos educadores, pintores e médicos, São Lucas representou bem os ideais de um colégio de origem católica com a visão de que uma boa escola forma alunos que um dia poderão ser professores iguais aos que os ensinaram, dai a responsabilidade inestimável de sua missão. A coruja foi escolhida por ser uma ave que tem uma grande capacidade de ver no escuro o que a associa à sabedoria que atravessa a escuridão da ignorância e que consegue enxergar saídas mesmo nas questões mais obscuras. Relaciona-se também à clarividência, capacidade de ver além do visível.A ligação com a vida comunitária e a defesa de princípios éticos e de cidadania que sempre marcaram o trajeto do Colégio São Lucas acompanharam o desenvolvimento da cidade, por vezes servindo de exemplo às políticas e iniciativas dos poderes públicos em sua caminhada rumo ao progresso.Sabemos que a sociedade contemporânea valoriza a pessoa que tem capacidade de solucionar problemas, que tem iniciativa, criatividade e que consegue trabalhar em equipe.Compartilhando desses princípios, realizamos um trabalho voltado ao desenvolvimento dessas habilidades desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, procurando estabelecer um estreito relacionamento com as famílias e com a comunidade.
Formas de Pagamento
Não Informado
Redes Sociais
Nenhuma cadastrada
Avaliações sobre São Lucas Colégio
Internauta cacique Apony
em 04/03/2012
Lei 11645 – Ensino de cultura indígena brasileira
Dirijo-me aos Professores de Música, Artes, Geografia, Ciências, Educação Física, Teatro, Dança, História e Cultura Brasileira:
Comemore o Dia do Índio com índios brasileiros de verdade!
Somos um grupo da tribo Kariri Xocó e podemos ir até a sua escola para mostrar nossa música, nossos conhecimentos, artesanato e fazer palestras sobre o índio contemporâneo com fotos da história de nossa aldeia.
O que estou propondo é um aprendizado que não acontece dentro das salas de aula e que só nós índios mesmos podemos fazer, pois não é a nossa versão a que consta nos livros e na midia.
O interessante é que somos quase um milhão de índios invisíveis para a sociedade, mas presentes em cada recanto da cultura brasileira.
Não perca esta oportunidade de resgate da consciência cultural brasileira rara e importante para nós e para seus alunos.
Conhecer nossa realidade é conhecer o Brasil!
Grato,
Cacique Apony, 11 / 8179-5415 6499-1820 e 0xx 11 2427-5915
Educador Indígena