O desenvolvimento cultural da cidade se deu através da criação da FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, prevista na lei orgânica do Município de 1989, mas concretizada pela Lei 282, de 30 de dezembro de 1992. Instalada em janeiro 1993, teve como primeiro presidente, o Dr. Pedro Norberto dos Santos para o biênio 93/95.
A FUNDACC é uma instituição destinada à pesquisa, difusão artística, literária e de educação profissional, com ações culturais em todos os bairros do município.
Outro fator importante para o desenvolvimento cultural do município foi a criação do Arquivo Público do Município, em março de 1998, órgão subordinado à Fundacc, que está dando continuidade aos trabalhos do Centro Cultural do Litoral Norte, resgatando a história da cidade e preservando a memória caiçara através da coleta de documentos probatórios e da história oral.
Em 12 de junho de 2002, foi inaugurado o Pólo Cultural Profª. Adaly Coelho Passos, no antigo prédio do Grupo Escolar, que sofreu adaptações para abrigar o MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, Arquivo Público do Município de Caraguatatuba “Arino Sant´Ana de Barros", Videoteca “Lúcio Braun” e Biblioteca de Artes.
O museu apresenta a sala de exposição permanente onde está exposto um panorama da história do município com fotos, textos e objetos antigos; Sala Caiçara, ambientada com fotos e cenografia de moradia típica caiçara, além da Casa da Farinha, ambiente que retrata a forma artesanal da produção de farinha de mandioca. A sala de exposição temporária é utilizada para mostras de diferentes manifestações artístico-culturais.